Cuidados e Dicas
Os elixires de cristais, que podemos preparar com os nossos cristais e água, possuem imensos benefícios a nível energético e físico, aumentando e melhorando a nossa energia vital, e atuação no nosso campo áurico.
Uma excelente altura para criar os seus elixires é nos períodos entre Lua Nova e Lua Cheia, junto com outros rituais de manifestação, intenção limpeza ou energização. Porque não todos juntos?!
Mas, como tantos outros elementos que nos entram em casa diariamente, é preciso algum cuidado na escolha de um cristal para a preparação de um elixir, óleo, água de banho ou spray de limpeza.
Antes de preparar o seu elixir deve seguir alguns procedimentos básicos:
- Escolha dos Cristais: Preferencialmente com pedras roladas ou aquelas que não liberem partículas na água. Escolha os cristais corretos, com preferência pelos formatos rolados, à exceção da Shungite. Abaixo ajudamos.
- Limpeza física dos Cristais: Com produtos neutros, mas eficazes
- Limpeza Energética: Com água (e sal nas que podem estar em contacto com ele, desde que de seguida passadas em água corrente)
- Energização: Solar (de preferência em locais com sombra, para que o sol não danifique), ou lunar.
- Intenção: Pode colocar uma intenção antes da preparação do elixir
Tipos de Elixires:
Direto – Se temos a certeza quanto à segurança dos cristais, preparamos um elixir direto:
- Coloque os cristais num recipiente de vidro com água
- Deixe repousar e energizar por 4 horas ou mais
- Retire o Cristal, ou mantenha.
Elixir Indireto – Quando não temos a certeza quanto à possível toxicidade de alguns minerais, ou quando temos, mas queremos utilizar as suas propriedades COM SEGURANÇA para a nossa saúde.
- Num recipiente largo de vidro com a água a energizar, coloque um copo ou recipiente de menor dimensão com os minerais escolhidos.
- Deixe repousar e energizar por 4 horas ou mais
- Retire o recipiente com os Cristais, e utilize a água.
O Vidro tem a capacidade de transferir a energia, pelo que as propriedades energéticas vão ser transferidas para essa água.
Minerais que são seguros para elixires diretos:
- Shungite
- Quartzo Cristal ou branco/leitoso
- Quartzo Rosa
- Quartzo Verde
- Citrino Natural
- Ametista
Pessoalmente gosto de jogar pelo seguro e não arriscar trabalhar com outros, para os colocar na pele, plantas ou ingerir.
Abaixo indicamos alguns minerais NÃO ACONSELHADOS PARA TERAPIAS DE ELIXIRES, por possível toxicidade, e dicas sobre manuseamento de alguns minerais.
Minerais NÃO PERMITIDOS para elixires Diretos:
Minerais com traços de Cobre: Amazonite, Azurite, Atacamite Cricosola, todas as Calcites, Cuprita (manusear com atenção) Malaquite
Minerais com traços de Alumínio:
Água-Marinha, Andaluzita ou Pedra Cruz, Cianite Epidoto, Esmeralda, Escapolite, Estilbita, Espectrolite, Espinélio Granada, Helandite, Epídoto Iolita Jaspe Dálmata Jadeíte Lazulite Mica, Morganite Olho de Gato Prehnite Pedra da Lua, Pedra do Sol, Rubi Safira, Sodalite, Tanzanite Turmalina (Todas), Unakite , Labradorite, Topázio, Wavellita, Zoizite
Minerais que contêm traços de outros organismos TÓXICOS:
Selenite Rosa do Deserto podem ser manuseada com tranquilidade. No entanto, pela possibilidade de liberar pequenos fragmentos na água, não é recomendado seu uso em elixires.
Dioptase – Níveis ALTAMENTE TÓXICOS de cobre. Não manusear sem luvas e não colocar as mãos nos olhos e boca após contacto. Lavar as mãos muito bem após a utilização. Manter longe alcance de crianças.
Olho de Tigre, Olho de Boi e Olho de Falcão – as formas fibrosas contêm amianto.
Fluorite – contém flúor que pode ser potencialmente tóxico ao organismo humano.
Galena e Wulfenite – Contém níveis ALTAMENTE TÓXICOS de chumbo. Seguro manusear, mas deve lavar as mãos após a utilização.
Cinábrio – Mercúrio. Manusear com atenção, e lavar muito bem as mãos após utilização.
Coral – Organismos, bactérias presentes nas águas.
Enxofre – ALTAMENTE TÓXICA. Lavar as mãos muito bem após a utilização.
Hematite e Magnetite – Enferruja e por longos períodos em água pode ser toxica. Prefira elixir indireto.
Vanadinite – contém níveis ALTAMENTE TÓXICOS de chumbo e vanádio.
Kunzite e Lepidolite – contém níveis TÓXICOS de lítio e alumínio. Deve estar longe do alcance das crianças. Lavar as mãos muito bem após a utilização.
Adamite, Aragonite Auricalcite, Âmbar , Angelite, Amazonite, Ágatas coloridas Crisoprásio, Calcopirite Cavansite Celestite artificialmente, Escapolite Esmeralda Labradorite, Lápis-Lazuli, Lazurite Safira, Serpentina Smithsonite Sugilite, Dumortierite Granada Uvarovite, Mica, Moldavite, Morganite Muscovite Pirite Estaurolite, Topázio Turquesa, e Zincite também são minerais que possuem substâncias tóxicas para ingestão.
Outros Minerais a ter em atenção, pela possível toxicidade:
- Hematite – não é tóxica, mas enferruja em contacto com a água. Por este motivo, só deve ser utilizada em elixires bebíveis preparados através do método indireto.
- Quartzo Fumado – um quartzo fumado natural não tem qualquer tipo de riscos, contudo, alguns quartzos são artificialmente escurecidos com tratamento através de raio-X e rádio (Por norma os quartzos excessivamente escuros)
- Quartzos Aura e Titânio (quartzo transformado artificialmente através da exposição a óxidos minerais), Topázios muito pigmentados; Turmalinas Rosas ou Vermelhas com cores muito vivas, Diamantes coloridos;
- Pérolas cultivadas, Zirconite – contém zircónio, que é radioativo. Lavar as mãos muito bem após a utilização.
Não se encontram acima descritos todos os minerais, e esta listagem é apenas informativa, e não deve ser utilizada como um guia final